Comendo a semente de Monguba (Mamorana)

Quem nunca se perguntou por uma determinada planta ou fruto abundante em sua área poderia ser comestível? Pois então, o fruto/semente de monguba é um desses casos!

Espalhada por inúmeras regiões do Brasil, esta árvore é subestimada, mas possui sementes comestíveis!

Com o nome científico Pachira aquatica Aubl. é uma árvore da família Malvaceae ou Bombacaceae nativa da América Central e do Sul.

A Pachira aquatica, conhecida vulgarmente como munguba, mamorama, castanhola, castanha-do-maranhão, carolina, paineira-de-cuba e mamorana. É uma árvore frondosa, cujas folhas pecioladas e digitadas apresentam de 5 a 9 folíolos verde-escuros.

Suas flores com 5 pétalas muito grandes são castanho-avermelhadas.

Espontaneamente, a árvore vegeta em locais úmidos, nas margens e nos barrancos de rios e lagoas, ou em terrenos alagadiços e brejosos, de onde provém a palavra “aquática” do seu nome científico.

Em geral, a monguba é árvore de tamanho variável, bastante frondosa, possuindo uma copa densa e arredondada.

Por tais qualidades e pela beleza e exotismo de suas grandes flores amarelas de pontas avermelhadas, é árvore de reputada função ornamental.

A monguba é, inclusive, bastante utilizada na arborização das ruas, provando sua adaptabilidade e sua capacidade de medrar até mesmo em terrenos secos.

As castanhas são comestíveis e podem ser consumidas cruas, assadas sobre a brasa, fritas em óleo, cozidas com sal ou torradas.

Mais informações, veja no Wikipédia:

Monguba – Wikipédia, a enciclopédia livre

No Description

 

Fique por dentro das Redes Sociais para interação instantânea, dicas de equipamentos, links e notícias da área, vídeos ao vivo, nosso podcast e muito mais!

Instagram: https://www.instagram.com/cafecommato
Youtube (Inscreva-se): https://www.youtube.com/c/CafecomMato?sub_confirmation=1
Facebook: https://www.facebook.com/cafecommato
Café com Conversa (Soundcloud)https://soundcloud.com/cafecommato

 

 

Últimas Postagens

Digite o que deseja pesquisar e aperte ENTER.